Projecto
“Ali também Timor, que o lenho manda
Sândalo, salutífero e cheiroso.”
Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas, Canto X (Parte III)
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P r o j e c t o
Lisboa-Díli, 1515/2015
“Uma viagem histórica de amizade e solidariedade”
Enquadramento
Na gesta dos descobrimentos, os Portugueses têm os primeiros contactos com as ilhas de Sonda em princípios do século XVI. Tem-se como data provável da sua chegada a Timor-Leste o ano de 1515.
Pretendendo marcar esta data da história nacional, o governo de Timor-Leste irá comemorar com diversas iniciativas os cinco séculos da chegada dos Portugueses à ilha do sândalo, os 500 anos de Missionação em Timor-Leste e da Afirmação da Nova Identidade Timorense.
Condicionantes
Timor-Leste, a primeira nação do 3o milénio, é um Estado insular que desde sempre viveu em grande isolamento, resultante da sua condição geográfica. Este isolamento foi reforçado pela imposição de obstáculos à livre circulação durante os 24 anos de ocupação indonésia.
Desafios
A viagem pretende vencer o mito do isolamento de Timor que muitos consideram longe de tudo, perdida nos confins do mundo, espaço insular de difícil acesso e ligação aos restantes territórios e países do mundo que não seja por via aérea ou marítima.
Para vencer este mito o trajecto proposto pretende fazer a ligação por terra, atravessando o continente asiático e a Europa desde o seu extremo ocidental com recurso apenas a travessias relativamente curtas de ferry-boat.
A viagem será a primeira ligação terrestre directa entre Portugal e a parte mais longínqua do mundo lusófono.
Objectivos
O presente projecto tem como objectivo realizar a primeira ligação terrestre directa entre Lisboa (Portugal) e Dili (Timor-Leste), usando como meio de transporte uma moto.
Pretende-se com esta iniciativa assinalar a data aniversário dos 500 anos da chegada dos Portugueses a Timor, início da Missionação em Timor-Leste e Afirmação da Nova Identidade Timorense.
A ligação entre as duas cidades, uma a capital do país berço da Lusofonia e a outra a mais recente capital do conjunto dos países de expressão Portuguesa, pretende simbolizar a amizade e solidariedade que une os dois povos irmãos e todo o espaço lusófono.
A viagem tem também e sobretudo um propósito humanitário e de solidariedade para com as crianças de Timor-Leste. Pretende sensibilizar e apelar ao contributo de todos para melhorar as suas condições de vida, especialmente as crianças de rua de Dili, através dos projectos da ONGD SUL-Timor em parceria com as autoridades do país e ONGs locais, entre os quais se conta a construção de uma biblioteca.
1. Percurso Ante-Partida [547,4 Km]
2. Percurso Europeu [4 395,1 Km]
3. Percurso Asiático I [7 283,0 Km]
4. Percurso Asiático II [6 225,0 Km]
5. Percurso Insulindia I [3 437,0 Km]
6. Percurso Insulindia II [479,0 Km]
7. Percurso Insulindia III [365,0 Km]
Guimarães — Lisboa
Início nas portas do Castelo de Guimarães e berço da nacionalidade Lusa, tendo como passagens:
- Porto
- Coimbra
- Fátima
- Cabo da Roca (ponto mais ocidental da Europa continental)
- Sintra
- Espaço por Timor no Largo do Rato em Lisboa Rossio
- Terreiro do Paço
- Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos
Lisboa — Istambul
- Portugal (Lisboa, Torre de Belém. Partida Oficial)
- Espanha (Badajoz, Madrid, Barcelona)
- França (Montpellier, Marselha, Cannes)
- Mónaco
- Itália (Génova, Veneza, Trieste)
- Eslovénia (Ljubljana)
- Croácia (Zagreb)
- Sérvia (Vojvodina, Belgrado)
- Bulgária (Sófia, Plovdiv)
- Turquia (Istambul)
Istambul — Nova Delhi
- Turquia (Ankara, Erzurum)
- Irão (Zanjan, Teerão, Qom, Isfaham, Bandar-e-Abbas)
- Paquistão (Turbat, Karachi, Bahawalpur, Lahore)
- India (New Delhi)
Nova Delhi — Malaca
- India (New Delhi, Lucknow, Patna, Siliguri, Dimapur)
- Birmânia (Rangoon)
- Tailândia (Banguecoque, Thung Song)
- Malásia (Kuala Lumpur, Malaca)
Sumatra/Dumai — Lombok/Bukit Raya
- Indonésia (Dumai, Palembang, Lampung, Jakarta, Bandung, Yogyakarta, Banyuwangi, Denpasar, Mataram, Keruak, Bukit Raya)
Lombok/Bukit Rayal — Flores/Ende
- Indonésia (Bukit Raya, Bima, Ruteng, Ende)
Flores/Ende — Timor/Dili
- Indonésia (Ende, Kupang, Soe)
- Timor-Leste (Passabe, Oecusse, Lifau)
- Indonésia (Atambua)
- Timor-Leste (Batugadé, Maubara, Liquiça, Dili)
Distância total a percorrer [22 184,6 Km]
A situação geográfica de Timor, no extremo leste do arco insular indonésio, obriga a que sejam efectuadas 7 travessias marítimas para ultrapassar os estreitos que separam o continente asiático do arquipélago e as suas ilhas: Malásia (Malaca) - Sumatra (Dumai); Sumatra - Java; Java - Bali; Bali - Lombok; Lombok - Sumbawa; Sumbawa - Flores; Flores - Timor. Para as referidas travessias será utilizado transporte
maritimo, perfazendo apenas um total de 450 Km. A maior distância maritima a transpor será a que separa a ilha das flores da ilha de Timor (253 km).
Calendário
Países a atravessar no percurso
Produtos / Outcomes / Deliverables
Da viagem resultará a produção de um filme video e constituição de um banco de imagens.
Pretende-se com estes documentos realizar igualmente uma exposição que estará disponível para divulgar a iniciativa e dar a conhecer Timor-Leste, no espaço dos Países de Língua Portuguesa e junto das comunidades portuguesas e timorenses na diáspora.
Os apontamentos de percurso e a informação recolhida serão coligidos num diário de viagem a publicar. Igualmente será efectuado registo actualizado de toda a viagem num blog “Lisboa – Dili, Uma viagem de aventura e solidariedade” e numa página web criada para esse propósito.
Para a divulgação da iniciativa serão produzidas T-Shirts, Pins, e outros materiais de suporte e comunicação.
"Ainda que os teus passos pareçam
inúteis, vai abrindo caminhos, como a
água que desce cantando da montanha.
Outros te seguirão ..."
Antoine de Saint-Exupéry
© 2015, Lisboa-Díli