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Lisboa-Dili

Projecto

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“Ali também Timor, que o lenho manda

Sândalo, salutífero e cheiroso.”

 

Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas, Canto X (Parte III)

 

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P r o j e c t o

Lisboa-Díli, 1515/2015

“Uma viagem histórica de amizade e solidariedade”

 

 

Enquadramento

Na gesta dos descobrimentos, os Portugueses têm os primeiros contactos com as ilhas de Sonda em princípios do século XVI. Tem-se como data provável da sua chegada a Timor-Leste o ano de 1515. 

Pretendendo marcar esta data da história nacional, o governo de Timor-Leste irá comemorar com diversas iniciativas os cinco séculos da chegada dos Portugueses à ilha do sândalo, os 500 anos de Missionação em Timor-Leste e da Afirmação da Nova Identidade Timorense.

 

Condicionantes

Timor-Leste, a primeira nação do 3o milénio, é um Estado insular que desde sempre viveu em grande isolamento, resultante da sua condição geográfica. Este isolamento foi reforçado pela imposição de obstáculos à livre circulação durante os 24 anos de ocupação indonésia.

 

Desafios

A viagem pretende vencer o mito do isolamento de Timor que muitos consideram longe de tudo, perdida nos confins do mundo, espaço insular de difícil acesso e ligação aos restantes territórios e países do mundo que não seja por via aérea ou marítima.

Para vencer este mito o trajecto proposto pretende fazer a ligação por terra, atravessando o continente asiático e a Europa desde o seu extremo ocidental com recurso apenas a travessias relativamente curtas de ferry-boat.

A viagem será a primeira ligação terrestre directa entre Portugal e a parte mais longínqua do mundo lusófono.

 

Objectivos

O presente projecto tem como objectivo realizar a primeira ligação terrestre directa entre Lisboa (Portugal) e Dili (Timor-Leste), usando como meio de transporte uma moto.

Pretende-se com esta iniciativa assinalar a data aniversário dos 500 anos da chegada dos Portugueses a Timor, início da Missionação em Timor-Leste e Afirmação da Nova Identidade Timorense.

A ligação entre as duas cidades, uma a capital do país berço da Lusofonia e a outra a mais recente capital do conjunto dos países de expressão Portuguesa, pretende simbolizar a amizade e solidariedade que une os dois povos irmãos e todo o espaço lusófono.

A viagem tem também e sobretudo um propósito humanitário e de solidariedade para com as crianças de Timor-Leste. Pretende sensibilizar e apelar ao contributo de todos para melhorar as suas condições de vida, especialmente as crianças de rua de Dili, através dos projectos da ONGD SUL-Timor em parceria com as autoridades do país e ONGs locais, entre os quais se conta a construção de uma biblioteca.

 

   1. Percurso Ante-Partida [547,4 Km]

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  2. Percurso Europeu [4 395,1 Km]

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   3. Percurso Asiático I [7 283,0 Km]

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   4. Percurso Asiático II [6 225,0 Km]

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   5. Percurso Insulindia I [3 437,0 Km]

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   6. Percurso Insulindia II [479,0 Km]

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   7. Percurso Insulindia III [365,0 Km]

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Guimarães — Lisboa

Início nas portas do Castelo de Guimarães e berço da nacionalidade Lusa, tendo como passagens:

  • Porto
  • Coimbra
  • Fátima
  • Cabo da Roca (ponto mais ocidental da Europa continental)
  • Sintra
  • Espaço por Timor no Largo do Rato em Lisboa Rossio
  • Terreiro do Paço
  • Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos

Lisboa — Istambul

  • Portugal (Lisboa, Torre de Belém. Partida Oficial)
  • Espanha (Badajoz, Madrid, Barcelona)
  • França (Montpellier, Marselha, Cannes)
  • Mónaco
  • Itália (Génova, Veneza, Trieste)
  • Eslovénia (Ljubljana)
  • Croácia (Zagreb)
  • Sérvia (Vojvodina, Belgrado)
  • Bulgária (Sófia, Plovdiv)
  • Turquia (Istambul) 

Istambul — Nova Delhi

  • Turquia (Ankara, Erzurum)
  • Irão (Zanjan, Teerão, Qom, Isfaham, Bandar-e-Abbas)
  • Paquistão (Turbat, Karachi, Bahawalpur, Lahore)
  • India (New Delhi)

Nova Delhi — Malaca

  • India (New Delhi, Lucknow, Patna, Siliguri, Dimapur)
  • Birmânia (Rangoon)
  • Tailândia (Banguecoque, Thung Song)
  • Malásia (Kuala Lumpur, Malaca)

Sumatra/Dumai — Lombok/Bukit Raya

  • Indonésia (Dumai, Palembang, Lampung, Jakarta, Bandung, Yogyakarta, Banyuwangi, Denpasar, Mataram, Keruak, Bukit Raya)

Lombok/Bukit Rayal — Flores/Ende

  • Indonésia (Bukit Raya, Bima, Ruteng, Ende)

Flores/Ende — Timor/Dili

  • Indonésia (Ende, Kupang, Soe)
  • Timor-Leste (Passabe, Oecusse, Lifau)
  • Indonésia (Atambua)
  • Timor-Leste (Batugadé, Maubara, Liquiça, Dili)

 

   Distância total a percorrer [22 184,6 Km]

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A situação geográfica de Timor, no extremo leste do arco insular indonésio, obriga a que sejam efectuadas 7 travessias marítimas para ultrapassar os estreitos que separam o continente asiático do arquipélago e as suas ilhas: Malásia (Malaca) - Sumatra (Dumai); Sumatra - Java; Java - Bali; Bali - Lombok; Lombok - Sumbawa; Sumbawa - Flores; Flores - Timor. Para as referidas travessias será utilizado transporte

maritimo, perfazendo apenas um total de 450 Km. A maior distância maritima a transpor será a que separa a ilha das flores da ilha de Timor (253 km).

 

   Calendário 

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   Países a atravessar no percurso

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Produtos / Outcomes / Deliverables

Da viagem resultará a produção de um filme video e constituição de um banco de imagens.
Pretende-se com estes documentos realizar igualmente uma exposição que estará disponível para divulgar a iniciativa e dar a conhecer Timor-Leste, no espaço dos Países de Língua Portuguesa e junto das comunidades portuguesas e timorenses na diáspora.

Os apontamentos de percurso e a informação recolhida serão coligidos num diário de viagem a publicar. Igualmente será efectuado registo actualizado de toda a viagem num blog “Lisboa – Dili, Uma viagem de aventura e solidariedade” e numa página web criada para esse propósito.

Para a divulgação da iniciativa serão produzidas T-Shirts, Pins, e outros materiais de suporte e comunicação.

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"Ainda que os teus passos pareçam

inúteis, vai abrindo caminhos, como a

água que desce cantando da montanha.

Outros te seguirão ..."

 

Antoine de Saint-Exupéry

 

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© 2015, Lisboa-Díli 

 

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